Educação, Arte e Tecnologia

Três formas de revolução

Bang Bang, Você Morreu: script em português

A peça “Bang, Bang You’re Dead”, de William Mastrosimone, foi imortilizada em um filme homônimo em 2002. Ela pretende denunciar e combater a violência física e psicológica nas escolas.

Foi encenada pela primeira vez onze dias antes do massacre em Columbine, em Littleton, Colorado, onde quinze pessoas morreram. Este massacre foi tema de filme ganhador de Oscar de melhor documentário para Michael Moore. São citadas no filme três cidades: Paducah, Jonesboro e Springfield. Estas cidades hospedam escolas que também foram vítimas de massacres em escolas. Paducah teve três vítimas fatais em 1997; Jonesboro teve cinco no ano seguinte, mesmo ano no qual quatro tombaram em Springfield. A Wikipedia mantém um artigo sobre os massacres em escolas.

O filme “Bang, Bang You’re Dead” retrata um professor de teatro e vídeo tentando encenar a peça em um ambiente semelhante ao que é seu foco. Neste filme vemos problemas como falta de diálogo, incompreensão, hostilidade, hipocrisia e tantos outros típicos desta fase da vida.

Bang Bang, Você Morreu - como obter script em português

Bang Bang, Você Morreu - como obter script em português

O script original pode ser obtido no site da peça “Bang, Bang You’re Dead”. Ele pode ser baixado sem maiores restrições, pois é oferecido como um presente para ser encenado em escolas, garagens, esquinas, parques e outros lugares. São necessários ao menos 11 atores, o custo de produção é baixo e a encenação deve durar algo em torno de 40 minutos. Os autores afirmam gravemente que armas não devem ser utilizadas em nenhuma hipótese, nem mesmo as de brinquedo. O autor recomenda o seguinte, para uma encenação:

  • A cena passa-se em uma cela. O palco deve ser totalmente vazio, exceto por uma caixa de aproximadamente 60 cm X 90 cmX 1,80 m.
  • Não é necessário uso de luzes. A cena passa-se à noite e alguns atores trazem lanternas.
  • Todos atores vestem-se de preto, exceto o que interpretar Josh. Ele pode usar uma camiseta e calça camuflada ou um macacão, uma vez que ele é um presidiário.
  • Um dos atores manipula um tambor.
  • São necessários cinco homens e seis mulheres. Eles interpretam Josh (o atirador), cinco vítimas (Katie, Jessie, Emily, Michael e Matt – eles não são fantasmas, fazem parte da mente de Josh). Os outros homens são os Ator 1 e Ator2 e as mulheres as Atrizes 3, 4 e 5; que desempenham diversos papéis.
  • Outros atores podem integrar as vozes de fundo.

Tentei, por meses, contato com Mastrosimone, para tratar com ele sobre a divulgação do script em português, mas não obtive sucesso. Portanto, faço a divulgação nos mesmos moldes que o site original.

Infelizmente, com a queda deste blog, alguns dos arquivos originais se perderam. A versão atualmente disponível é a “Bang, Bang você morreu” em português em PDF. Os dados da encenação devem ser informados no site original da peça.

A tradução foi feita por Bruno Fadelli de Souza e revisada por Cid Rodrigues de Andrade.

É recomendável que os atores e a platéia aproveitem as encenações para discutir os problemas dos quais ele trata.

  • Como criar ambientes escolares estáveis?
  • Como o sarcasmo de Josh é uma forma de defesa dos adolescentes? Quais são as outras formas de defesa?
  • Como são os “Códigos de Silêncio” entre os jovens? São perniciosos ou valiosos?
  • Quais são as formas de violência entre estudantes? Porque jovens agem de forma tão cruel?

E você, professor ou estudante, o que pensa sobre esta peça?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

  1. darlan aires says:

    olá, por que nao é possível baixar o scrip? a obra original é domínio público, por favor agradeço se disponibilizarem em portugues, um abraço

    1. cidandra says:

      Olá, Darlan

      Com o ataque sofrido por este blog, passamos por um período de inatividade. Ele está voltando ao ar aos poucos e assim que for possível disponibilizarei novamente os arquivos por aqui. Avisar-lhe-ei por e-mail quando os arquivos tiverem sido recuperados

  2. JUNIOR says:

    OLÁ SOU PROFESSOR E GOSTARIA DE CONSEGUIR O TEXTO DA PEÇA, MAIS NÃO CONSIGO BAIXAR. EXISTE A POSSIBILIDADE DE VOCÊ ME PASSAR. AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    1. cidandra says:

      Junior

      Como eu disse no artigo, estou tentando recuperar o artigo de antigos backups. Assim que o recuperar eu o enviarei