Educação, Arte e Tecnologia

Três formas de revolução

Lista de 15 exercícios para aprender uma linguagem de programação

É conselho recorrente em blogs voltados à programação de computadores que os programadores devem aprender uma nova linguagem de programação por ano, ao menos. O mercado de trabalho, muitas vezes, é responsável por essa necessidade. E, nestes casos em particular, o aprendizado precisa ser rápido.

Um artigo de Prashant Mhatre tratou recentemente com muita propriedade desta situação. O maior ponto de interesse do artigo é uma lista de 15 exercícios para desenvolver a habilidade em outra linguagem de programação.

A primeira dica de Mhatre é procurar alguma referência rápida da linguagem em questão. Existem muitas referências rápidas (Cheat Sheets) para linguagens como PHP, Javascript, Ruby, Ruby on Rails, Perl, Python e outras.

O segundo passo é familiarizar-se com o editor/compilador da linguagem. Por exemplo, no início do aprendizado de uma linguagem como Java, uma boa idéia seria aprender como trabalhar com o NetBeans. Para isto basta escrever algum “Olá, Mundo” (Hello World), compilá-lo e executá-lo. É aconselhável verificar como trabalhar com as principais funcionalidades de debbuging, ajustar pontos de parada (break points), observar valores de variáveis, mover para a próxima posição, para uma posição específica, interromper o debugger e etc.

Laboratório de aprendizagem em informática

Laboratório de aprendizagem em informática

Conhecendo o editor/compilador da linguagem o programador estará apto a executar os quinze exercícios para aprendizado da linguagem de programação. Convém alertar que esta lista é para que programadores com algum grau de experiência possam obter conhecimento em uma nova linguagem. Ou seja, esta não é uma lista plenamente recomendável a iniciantes em programação de computadores.

  1. Exibir uma série de números (1, 2, 3, 4, 5, … ) em um loop infinito. O programa deve encerrar-se quando for pressionada uma tecla específica, como um ESC.
  2. Série de Fibonacci, trocar os valores de duas variáveis (com ou sem variável auxiliar), encontrar os valores mínimo e máximo de uma lista de números.
  3. Obter uma série de números do teclado e ordená-las tanto em ordem ascendente como descendente. Fazer o mesmo com uma série de strings.
  4. Calcular o Coeficiente de Reynolds, recebendo os parâmetros nas unidades apropriadas. Indicar, em função deste coeficiente, se o fluxo é laminar (resultado inferior a 2.100), de transição (entre 2.100 e 4.000) ou turbulento (acima de 4.000)
  5. Alterar o programa anterior para, após sua execução, perguntar ao usuário se ele deseja realizar outro cálculo. Durante a execução do mesmo fornecer valor 0 (zero) para a viscosidade dinâmica e observar o resultado. Verificar como contornar esta situação de erro.
  6. Fazer uma calculadora que execute operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, quadrado, cubo, raiz quadrada, seno, cosseno, tangente, fatorial, inverso e módulo.
  7. Exibir números em diferentes formatos como arredondados para cinco casas decimais, truncados com quatro casas decimais, completando com zeros à esquerda e à direita, alinhando à esquerda e á direita.
  8. Abrir um arquivo de texto e convertê-lo em HTML.
  9. Obter a data e hora do sistema e apresentá-lo em diferentes formatos como ’20-Jan-2009′, ’01-20-2009′, ’20-1-2009′, ’14:34′, ’2h24 a.m.’ e outros.
  10. Criar arquivos com parte do nome indicando a data e hora de criação.
  11. Ler um arquivo HTML com uma tabela, remover as tags e gravar em outro arquivo no formato CSV.
  12. Extrair palavras escritas em maiúsculas de um arquivo. Extrair lista de palavras utilizadas em um arquivo sem repetições.
  13. Implementar um recurso de quebra de linhas de um texto, com ou sem ajustes.
  14. Adicionar e remover ítens no início, no meio e no final de um vetor.
  15. Verificar e testar recursos da linguagem como sobrecarga de operadores ou de métodos, ponteiros, pacotes e outros.

Bom trabalho! Depois contem-me sobre seus progressos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged as: